Tenesmo retal

Tenesmo retal é uma sensação de defecação incompleta.[1] É a sensação de incapacidade ou dificuldade de esvaziar o intestino ao defecar, mesmo que o conteúdo intestinal já tenha sido evacuado. O tenesmo reflete a sensação de resíduo e nem sempre está correlacionado com a presença real de matéria fecal residual no reto. Frequentemente, é doloroso e pode ser acompanhado por esforço involuntário e outros sintomas gastrointestinais. O tenesmo possui tanto um componente nociceptivo quanto neuropático.

Frequentemente, o tenesmo retal é simplesmente chamado de tenesmo. O termo tenesmo retal é um retrônimo para diferenciar o tenesmo relacionado à defecação do tenesmo vesical.[2] O tenesmo vesical é uma condição semelhante, experimentada como uma sensação de esvaziamento incompleto, ainda que a bexiga tenha sido esvaziada.

O tenesmo é um tópico intimamente relacionado à obstrução intestinal. O termo tem origem em latim: tēnesmus, do grego τεινεσμός teinesmos , de τείνω teínō esticar, tensionar.

  1. Jawad, Noor; Skinner, Charlotte (2020). «32. Gatroentrology». Kumar and Clark's Clinical Medicine (em inglês) 10th ed. [S.l.]: Elsevier. 1148 páginas. ISBN 978-0-7020-7870-5 
  2. «Wrong Diagnosis». Consultado em 9 de julho de 2007 

© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search